A semente de linhaça marrom é conhecida por seus diversos benefícios para a saúde. Aqui estão alguns deles:
1. Combate à prisão de ventre: Por ser rica em fibras insolúveis, a semente de linhaça aumenta o volume das fezes e promove os movimentos naturais do intestino, ajudando a combater a prisão de ventre.
2. Manutenção da saúde dos olhos: A semente de linhaça contém luteína e zeaxantina, carotenoides com ação antioxidante que protegem a retina dos olhos contra os raios ultravioletas do sol e a luz azul emitida por dispositivos, como computador e celular, ajudando a manter a saúde dos olhos e a evitar o surgimento de situações, como catarata e retinopatia diabética.
3. Controle dos níveis de glicose: Por ser rica em fibras, a semente de linhaça diminui a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue, prevenindo, assim, a resistência à insulina e a diabetes.
4. Diminuição do colesterol e triglicerídeos: A semente de linhaça é rica em fibras que diminuem, no intestino, a absorção da gordura dos alimentos, além de reduzir a produção de colesterol pelo fígado, diminuindo os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.
5. Auxílio na perda de peso: Por conter ótimas quantidades de fibras, a semente de linhaça prolonga a sensação de saciedade, ajudando a diminuir a ingestão de alimentos ao longo do dia e promovendo, assim, a perda de peso.
Quanto ao uso da semente de linhaça marrom, ela é bastante versátil e pode ser incorporada em diversos pratos.
- Adicione à sua dieta diária: Não existe uma regra sobre a quantidade de linhaça que deve ser consumida, mas, em geral, recomenda-se de uma a duas colheres de sopa de linhaça por dia, distribuídas em todas as refeições.